Leia agora a entrevista completa com a Vereadora Vivina Nunes, representante do município da Moita mais uma região alcançada com o Café Memória Faz-se à estrada.
____________________
_______________
- Como teve conhecimento do Café Memória Faz-se à Estrada?
A Associação Alzheimer Portugal agendou uma reunião com a Câmara Municipal da Moita e apresentou uma proposta de parceria.
- Por que quis ter esta iniciativa no seu Município?
Devido à importância das temáticas desenvolvidas nas sessões tendo em vista o desenvolvimento de programas de promoção de saúde e prevenção da doença.
- Como foi a receptividade por parte da comunidade?
Consideramos a participação da comunidade na primeira sessão um factor muito positivo. Contámos com a presença diversificada de 24 elementos da comunidade, entre profissionais da área da saúde, educação, familiares de pessoas com demência, cuidadores informais e cuidadores formais de instituições do concelho. Também destacamos o interesse manifestado por alguns dos nossos parceiros do Conselho Local de Acção Social da Moita na dinamização de novas sessões noutros locais do concelho.
- O que se destacou nesta iniciativa relativamente à área das demências?
Consideramos que o formato da iniciativa e o modo como os temas são abordados de forma informal, pelas técnicas da Associação, com os participantes das sessões o ponto forte desta iniciativa.
- Qual a importância deste tipo de iniciativas para o v/ município?
Ao nível da Saúde, é uma prioridade do município a articulação com programas, ações e parcerias nos domínios da prevenção da doença e profilaxia da saúde que se encontrem alinhados com a política estabelecida pela autarquia para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do concelho. Pretendemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida através de ações de Literacia em Saúde e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências contribuindo para a diminuição do isolamento social.
Vivina Nunes - Vereadora
Município da Moita
Follow us