Leia agora a entrevista completa com Carla Fonseca, representante do município de Alcobaça, mais uma região alcançada com o Café Memória Faz-se à estrada.
____________________
_______________
- Como teve conhecimento do Café Memória Faz-se à Estrada?
Inicialmente vi uma reportagem na televisão em que achei a iniciativa muito interessante, posteriormente a Associação Alzheimer disponibilizou-se para reunir com o Município de Alcobaça para apresentar algumas das ações que poderia desenvolver no concelho e esta foi uma das escolhidas.
- Por que quis ter esta iniciativa no seu Município?
Os familiares e amigos de pessoas com demência necessitam de grupos de apoio onde se possam sentir ouvidos e percebidos. Entre pares a comunicação é facilitada, sentindo-se compreendidos e apoiados.
- Como foi a receptividade por parte da comunidade?
Julgo que seriam necessárias sessões regulares para que a comunidade pudesse interiorizar o conceito e escolher a data que lhes seria mais conveniente, pois como é sabido os cuidadores têm muitas limitações de horários.
- O que se destacou nesta iniciativa relativamente à área das demências?
A perceção que, mais do que entender a doença, a família precisa de suporte. Os técnicos das instituições também necessitam de formação especifica de como lidar com esta doença, as IPSS de apoio ao idoso, têm uma percentagem muito elevada de utentes a patologia.
- Qual a importância deste tipo de iniciativas para o v/ município?
A tendência mundial da demência atingir cada vez um maior número de pessoas e, de em cada família alargada existir praticamente sempre alguém com esta doença, vinca a necessidade de ser uma área que esteja na ordem do dia.
Carla Fonseca
Divisão de Ação Social – Juventude e Associativismo
Município de Alcobaça
Follow us