Leia agora a entrevista completa com Maria José Loureiro, representante do município de Almeida, mais uma região alcançada com o Café Memória Faz-se à estrada.
____________________
_______________
Quisemos trazer o Projeto Café Memória Faz-se à Estrada, ao Município de Almeida, com o intuito de sensibilizar a nossa população para o problema das demências, do Alzheimer e prepará-las para enfrentar o problema que, caso ocorra num membro do agregado familiar, passa a ser um problema de toda a família.
Tivemos conhecimento desta iniciativa com a nossa participação na sessão dinamizada pelo Município da Guarda. A população de Almeida ficou agradada com a iniciativa e pediu continuidade na abordagem desta temática, ao nível dos cuidadores desses doentes. De uma forma descontraída, prática e psicopedagógica, o Projeto CMFE abordou este tema recorrendo a dinâmicas de interação entre grupos, que na nossa perspetiva deve ser implementada antes do aparecimento da doença e após diagnóstico da mesma, por forma a manter a atividade cognitiva da pessoa e por conseguinte o retardamento da evolução da doença.
Estas iniciativas trazem benefícios às populações, informando-as de que não estão sós, que a Autarquia está sensível à problemática e que pode apoiá-las com os recursos existentes e encaminhá-las para entidades competentes, e por sua vez ficam mais despertas para uma problemática que poderá bater à porta de qualquer pessoa/família. Algum conhecimento sobre a doença ajuda a minimizar a aflição com o diagnóstico e o acompanhamento atempado da doença otimiza o prognóstico da doença.
Maria José Loureiro
Técnica Superior de Psicologia Clínica
Setor da Educação, Saúde e Ação Social
Município de Almeida
Follow us