Leia agora a entrevista completa com Salomé Assunção, representante do município de Arouca, mais uma região alcançada com o Café Memória Faz-se à estrada.
____________________
_______________
- Como teve conhecimento do Café Memória Faz-se à Estrada?
Tivemos conhecimento do projeto numa iniciativa promovida pela área metropolitana do Porto, em parceria com a faculdade de Psicologia da Universidade do Porto numa ação relacionada com o envelhecimento. Houve de seguida um reforço através de e-mail, enviado pela equipa do projeto e que nos apelou, ainda mais, para a temática.
- Por que quis ter esta iniciativa no seu Município?
O Município entendeu pertinente desenvolver a iniciativa localmente porque é promotor do projeto Idade MAIOR, com ações de índole diversa, destinada à população mais envelhecida e através do qual surge com frequência a problemática da doença mental e sobretudo da dificuldade e falta de formação especifica para lidar com a situação entendemos pertinente a operacionalização do projeto. Além disso, começamos a dar os primeiros passos na educação para a velhice em que pretendemos reforçar a importância de nos auto prepararmos para esta fase da vida.
- Como foi a receptividade por parte da comunidade?
A recetividade por parte da comunidade foi muito boa, sobretudo por parte de quem contata direta ou indiretamente com doentes com demências. A dificuldade, e por vezes desespero, em lidar com a situação leva a uma crescente procura de informação. A aceitação prede-se também com a falta de um espaço/ interlocutor que apoie no processo de doença do próprio ou familiar.
A dificuldade em lidar com a situação é visível na população em geral mas também nas próprias instituições em que é notória a fata de (in)formação para lidar com a problemática.
- O que se destacou nesta iniciativa relativamente à área das demências?
A iniciativa 'Café Memória faz-se à Estrada' destacou uma área em que é notória a dificuldade e para a qual há muita falta de resposta. Alertou mais uma vez para a problemática e sobretudo reforçou para a dificuldade que é lidar com a situação… a iniciativa funcionou como auto- ajuda em que os presentes se reviram nas palavras dos monitores e beberam da dificuldade que é acompanhar de perto o problema.
- Qual a importância deste tipo de iniciativas para o v/ município?
A iniciativa reveste- se de grande importância para o Município pois vem dar um contributo muito importante numa área muito vulnerável que são as demências. Permitiu aprofundar o conhecimento sobre o tema, alertar a comunidade para a problemática e permite um apoio de proximidade a quem diariamente convive e vive as dificuldades da população. O facto de se ter desenvolvido em grupo, cria um sentimento de partilha e de grupo que ajuda a enfrentar melhor a situação. Permitiu também educar a comunidade para o problema.
Salomé Assunção
Rede Social
Município de Arouca
Follow us