Em qualquer lugar ou empresa, há sempre aquelas pessoas que são naturalmente mais criativas, com mais aptidão para criações inovadoras e que se destacam com as suas ideias. Mas de que adianta termos cabeças pensantes e revolucionárias, sem um ambiente propício para expressar as ideias e pensamentos fora da caixa? São diversos os fatores que podem influenciar a criatividade dentro de uma empresa, tanto positivos, como negativos. Mas aqui só queremos dar dicas para incentivar o aumento da criatividade para todos, resultando no crescimento da empresa e bem-estar dos seus colaboradores.
Peça e aceite opiniões de colegas e colaboradores, partilhe o seu trabalho e ouça o que eles têm para dizer. Não tenha medo de ouvir uma crítica, quando bem-intencionada. Muitas vezes, alguém de fora pode ajudá-lo a observar um ponto e melhorá-lo.
Nada como juntar cabeças com pensamentos, aprendizagens e ideias completamente diferentes para discutir um mesmo tema. Alguns são mais analíticos, outros mais criativos. E é com a junção de diversas visões e o encontro do equilíbrio entre elas, que surgem as melhores ideias.
Tome notas! Pensou numa nova forma de escrever aquela frase que você não estava 100% contente? Anote! Não deixe que as ideias se vão embora, mantenha sempre um bloco de notas perto de si para não acabar o dia martelando a própria cabeça para se tentar lembrar daquilo que pensou no meio da reunião.
É fácil reconhecer um verdadeiro líder, aquelas pessoas que motivam toda uma equipa, que fazem as ideias florescerem ao invés de morrerem. Aqueles que conseguem unir as diferentes áreas e fazer com que todo um projeto flua com naturalidade. Uma equipa precisa de motivação e incentivo, não de ordens. E são estes líderes que precisamos valorizar dentro de uma empresa.
Pior do que treinar um funcionário e vê-lo sair, é não treinar e vê-lo ficar. Não dá pra ser mais direto do que isso, certo? Assim como a empresa espera que o seu funcionário a valorize, ele também espera ser valorizado. Oferecer workshops, palestras, cursos e outros eventos sobre criatividade são uma ótima ideia e o retorno é garantido.
Nada pior do que ser cortado ideia após ideia, certo? Mesmo que a ideia do seu colega ou funcionário não seja boa, incentive o progresso. Dê sugestões, diga que ele está no bom caminho, ajude no desenvolvimento, só não bloqueie a sua criatividade com respostas negativas e críticas não construtivas.
É difícil ter a certeza se algo dará certo sem testar. E é claro que quando testar vão aparecer erros. Mas qual é o problema disso? Muitos funcionários têm medo de assumir riscos quando não sabem se a empresa apoia este lado da criatividade e os riscos que vêm com ele. Portanto, o importante nesse momento de incentivo à criatividade, é dar abertura para novas ideias e estratégias, sem medo de não acertar de primeira.
O incentivo à comunicação e interações pessoais irá, certamente, incentivar um ambiente mais criativo. Já não era novidade dizer que o humor afeta a criatividade e, com base num estudo publicado no “Journal of Applied Psychology”, é verdade. Sentir-se livre para ser e criar, é o primeiro passo para o funcionário sentir-se com vontade de inovar.
É claro que todas essas dicas são ótimas e se forem concretizadas, trarão resultados positivos. Mas elas não são tudo o que pode ser feito. A criatividade não tem limites, portanto as formas de incentivá-la não têm barreiras. Já pensou em colocar novos quadros na empresa? Propor jogos entre os colaboradores? Reuniões fora do escritório, perto da natureza? Encontramos referências e inspirações nos lugares e nas formas mais inusitadas e é assim que a criatividade vem.
Não poupe a sua criatividade para aumentar a criatividade dos outros.
Quer saber mais? Fale connosco.
comercial@nave16.pt
Follow us